3 de abr. de 2006

Dança - Expressão de Louvor




Dança - Expressão de Louvor

por Cláudia Andrade
.
A dança era usada nas celebrações e na adoração pelos antigos israelitas em ocasião de grandes vitórias e festividades. Atualmente, alguns dizem que ela é o “mundo” infiltrado na igreja, o que não é verdade, pois há uma atitude pura de expressar louvor, ações de graças e adoração ao Senhor.

A Bíblia nos traz experiências gloriosas de explosão de alegria em forma de danças. Houve uma que não alegrou o coração do Senhor porque não foi dirigida a ele. Qualquer coisa que fizermos sem a intenção de adorar a Deus será reprovado por ele. No livro de Êxodo, capítulo 32 verso 19, lemos que o povo conduzido por Moisés fez um deus de ouro e o adorou e ofereceu holocaustos e se alegrou com bebedices e danças diante da nova criação.

A dança que alegra o coração de Deus é fruto do amor e da alegria de um ser que o ama, o adora e entrega diariamente a sua vida como oferta viva e agradável a ele e faz disso uma grande festa.

As mulheres hebraicas iam ao encontro de seus maridos e pessoas queridas que voltavam dos combates para casa, com danças. A filha de Jefté foi ao seu encontro com adufes e danças, ela estava muito feliz por vê-lo novamente depois de sua partida para a peleja (Juízes 11:34).

A dança exprime alegria. Miriã com outras mulheres, saíram com tamborins, cantando e dançando ao Senhor pela vitória de Israel, pela libertação das mãos do Egito. Eles haviam sido escravizados por tanto tempo e naquele momento estavam recebendo a liberdade (Êxodo - 15:20 e 21). Nós éramos escravos do diabo, hoje, somos livres! Aleluia! Você pode se alegrar por isso?

Davi foi um homem cheio do Espírito de Deus. Ao levar a arca do Senhor para Jerusalém, ele saltava com todas as suas forças, bailava e dançava diante do Senhor porque a entrada da arca em sua cidade significava para ele e seu povo, a presença de Deus (I Samuel 16:13). Nós temos motivos de sobra para louvar a Deus com danças, instrumentos, cânticos e ações de graças como fazia Davi. O Senhor nos alegrou com a alegria da salvação, com a vitória na cruz derrotando principados, potestades e dominadores do mal que eram contra nós (Col. 2:15), com o perdão dos nossos pecados que caem no seu esquecimento e ele não se lembra mais, são motivos grandiosos que devemos sempre lembrar com explosão de alegria.

O próprio Deus quando prometeu trazer do cativeiro o seu povo (Jeremias 31:1-4,13) falou assim a Jeremias: “... serei o Deus de todas as gerações de Israel, e elas serão o meu povo. O povo que escapou da espada encontrou graça no deserto... com amor eterno te amei; com benignidade te atraí. Ainda te edificarei, e serás edificada, ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com os teus adufes e sairás com o coro dos que dançam. Então, a virgem se alegrará na dança, e também os jovens e os velhos; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e transformarei em regozijo a sua tristeza.” Existe algo melhor do que ouvir isso do próprio Deus? “Louvem o seu nome com danças; cantem-lhe o seu louvor com tamborim e com harpa”. (Salmo 149:3).

Jesus também citou a dança como expressão de louvor e ações de graças na parábola do filho pródigo (Lc 15:25). Paulo fala aos cristãos que seus corpos são templos do Espírito Santo e que eles deveriam glorificar a Deus com seus corpos (1 Co. 6:19 e 20) e exorta Timóteo para erguer mãos santas (1 Tm 2:8).

Até então, não conheço alguém que consiga expressar alegria sem movimentos. Há um motivo muito especial para que o povo de Deus o louve com danças, e o motivo é que o Senhor se agrada disso. E é bom agradá-lo, pois quando está alegre, ficamos fortes. Quando a Glória do Senhor nos invade, quando reconhecemos o seu poder e presença, e entendemos o plano da salvação na sua essência, não conseguimos ficar parados nem entristecidos, sentimos vontade de dançar, de saltar e até de dar boas gargalhadas a fim de deixar evidente o quanto somos felizes e gratos por tudo a um Deus que é só amor.

Querido irmão, experimente a Glória do Senhor, experimente parar alguns minutos para se lembrar de todos os benefícios que te tem feito... e após se lembrar de tudo, extravase toda a alegria que vai sentir como fez Davi e tantos outros, dançando na presença do Amado Deus. Permita que o Espírito Santo de Deus seja o seu coreógrafo. Que linda deve ser a coreografia dos anjos diante do trono de Deus. Você pode imaginar isso? Não limite a sua ação e eu creio que você será embalado por uma música celestial.

Cláudia Andrade
mclaudiaandrade@yahoo.com.br
Administrado por ©Vidanova Music

Um comentário:

Unknown disse...

Cláudia Andrade, amei seu texto!!!
Não sabia mais o que falar para as meninas que dou aulas de dança na minha igreja! Não sabia como falar que estamos dançando pra Deus! Obrigada por suas palavras, são de bastante ajuda! Espero que essas meninas consigam com o seu texto entender que não são para pessoas que estão la, e sim para Deus!